sexta-feira, 17 de julho de 2009

Guerra às olheiras .



Círculos escuros em volta dos olhos dão à aparência um ar triste e cansado. Conheça as indicações dos especialistas para dar adeus a esse problema com tratamentos em casa ou no consultório médico. As olheiras podem ser causadas por diversos fatores




*Falha na vascularização na área embaixo dos olhos Ou seja, a deficiência da circulação local - gerada por fatores genéticos, estresse, afinamento da pele decorrente do envelhecimento natural do organismo e hábitos como fumar, ingerir bebida alcoólica e ter alimentação pobre em nutrientes. Tudo isso colabora para tornar os vasinhos mais aparentes.


*Exposição constante ao sol sem proteção Alguns povos, como os indianos e os árabes, têm predisposição genética a produzir maior quantidade de melanina (pigmento amarronzado) que, estimulada pelos raios ultravioletas, se armazena na região. Assim, usar o protetor solar torna-se ainda mais importante.


*Projeção das bolsas de gordura das pálpebras "Essas bolsas levam à congestão dos vasos sanguineos, que não conseguem fazer com que o sangue circule corretamente", afirma a dermatologista Ana Cristina Fasanella, de São Paulo. "Isso costuma ocorrer a partir dos 30 anos, quando a gordura começa a se acumular nessa região, o tônus muscular diminui e a pele fica flácida", diz.


*Anatomia dos olhos "Se o globo ocular for muito fundo, os vasos que nutrem as pálpebras - onde a pele é fina - e passam pelo osso logo abaixo dos olhos, ficam mais perceptíveis", afirma o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo.


Os tratamentos Em casa:
Sozinhos, os cremes conseguem apenas eliminar as olheiras mais suaves. Porém são bons aliados na manutenção dos tratamentos citados acima, pois ajudam a prolongar seus resultados e hidratar a epiderme (veja algumas opções na galeria de produtos). A esteticista Flávia Brunoro, da Clínica Piú Bella, no Rio de Janeiro, também aconselha o uso de compressas geladas que provocam vaso constrição, afinando o calibre dos vasinhos. Outra arma para reduzir as olheiras é a alimentação. "Uma dieta rica em ômega 3 é especialmente recomendada, pois essa substância tem ação anti-inflamatória e melhora a coagulação do sangue", afirma a nutricionista carioca Mônica Dalmácio, membro do Conselho Regional de Nutrição. Castanha do Pará, azeitona, salmão, espinafre, berinjela, abobrinha, tangerina e melão são exemplos de alimentos com ômega 3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário